O Misterioso Senhor G

O misterioso senhor GO Misterioso Senhor G  (Planeta Manuscrito, 2015)

Outubro de 1874, Gabriel Camarasa regressa com a família a Barcelona após vários anos de exílio em Londres. No primeiro dia de aulas na Escuela de Arquitectura de la Lonja, conhece um jovem do segundo ano: Antoni Gaudí.

Este é um enigma para Camarasa, pois possui conhecimentos de arquitectura muito superiores para um estudante da sua idade. Interessam-lhe os assuntos esotéricos, botânica oculta e fotografia, além de manter vários contactos no submundo de Barcelona, onde leva a cabo uma lucrativa e misteriosa actividade. Gaudí é também, ou acredita sê-lo, uma mente dedutiva de primeira ordem.

Quando a aprazível vida de ambos os estudantes se altera devido a um assassínio e a uma obscura conspiração de consequências imprevisíveis, todas as capacidades do jovem Gaudí são postas à prova A intriga histórica em que o livro é baseado começa com a restauração dos Bourbon e o regresso do rei Afonso do exílio.

A recriação da sociedade, assim como os costumes da burguesia, partidos, teatros, arte, o papel da mulher, o planeamento urbano, os bairros-de-lata, o ocultismo, a tecnologia moderna, estão descritos de uma forma pormenorizada.

A história culmina uma poderosa conspiração que tem o seu clímax na catedral de Santa Maria Del Mar.

Anuncios